Diagnóstico Estratégico para Organizações da Sociedade Civil – OSCs

O diagnóstico estratégico é uma avaliação detalhada dos processos internos de sua organização e é a primeira etapa para uma OSC visionária começar a extrair o máximo de seus recursos com o objetivo de crescimento e/ou aprimoramento de processos.

Esta ferramenta é aplicada por nossa consultoria a mais de 10 anos e já foi aplicada a mais de 400 organizações entre empresas e Organizações sem fins lucrativos.

Mas, você sabe qual a importância do diagnóstico estratégico para uma Organização sem fins lucrativos?
Confira agora 9 razões para adotar essa prática e elevar o potencial de sua organização ao máximo

  1. O diagnóstico estratégico é capaz de identificar as principais falhas macro-processuais e suas respectivas causas, ampliando a visão para que você enxergue os principais efeitos, tais como: baixa captação de recursos, atendimento ineficaz, atrasos na entrega de resultados, recursos desorganizados, marketing mal executado, etc.
  2. Com o diagnóstico estratégico, o gestor da organização consegue entender melhor os processos internos e receber um direcionamento eficiente para adotar estratégias vencedoras.
  3. Ele também ajuda a reduzir gastos operacionais, pois aponta gargalos e ajuda o gestor a definir prioridades sem comprometer o orçamento organizacional.
  4. Permite que se tenha uma visão mais ampla, dinâmica e aprofundada sobre o seu negócio, contribuindo para as melhores tomadas de decisões.
  5. Como o diagnóstico empresarial é algo que deve ser feito periodicamente, é possível comparar o desempenho do negócio em diferentes períodos e, então, analisar a sua evolução.
  6. Pode auxiliar o gestor a identificar se há viabilidade financeira para executar novas estratégias e fazer novos investimentos.
  7. Garante mais agilidade na resolução de problemas e assegura maior vantagem competitiva à sua organização.
  8. Outro motivo que reforça a importância do diagnóstico estratégico é o fato de que ele é capaz de estimular a criatividade das equipes na busca por soluções, despertando o engajamento entre os membros da organização.
  9. O diagnóstico permite identificar também os pontos fortes e fracos da sua organização, assim como oportunidades e ameaças do segmento, ficando mais fácil desenvolver maneiras de aprimorá-los.

 

Compre aqui